terça-feira, 31 de julho de 2012

Josué - A derrota de Ai

  Sem Deus não há Vitória (Josué 7;8;9 e 10)

“Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, 
    vo-lo tenho dado por herança” (Js.1:3)




          Reflexão sobre o Tema
Este estudo relata o episódio de Ai e a atuação fraudulenta dos gibeonitas. No primeiro caso, trata-se de uma questão de desobediência a Deus que resultou no triste episódio da derrota em Ai, com muitas perdas para Israel. No segundo caso, trata-se de um grave erro cometido por Josué, que se deixou levar pelas aparências e, sem consultar Deus, é levado a fazer uma aliança com um povo inimigo, os gibeonitas.  Acã pensou que podia enganar Deus e ocultou de seus olhos o fruto do seu pecado. Mas, os olhos de Deus o seguiam e a derrota de Ai serviu para mostrar que Deus não é com aqueles que andam em pecado. Paulo nas cartas aos efésios nos adverte a nos precavermos contra as astutas ciladas do inimigo (Ef.6:11-18). A invigilância de Acã retardou as bênçãos do Senhor e comprometeu muitas vidas.  

Os gibeonitas sabedores de que o exército de Israel era forte e imbatível, forjou uma aliança fraudulenta com Josué que mais tarde foi descoberta. Como retaliação, Josué os manteve cativos. Deus somente permitiu essa situação porque mais tarde esse povo seria usado como aliado para acrescentar mais vitórias a Israel e expandir mais rapidamente as conquistas em Canaã. Porém, a escravidão, não era algo que agradava a Deus e essa situação, a longo prazo abriu precedentes para que outros povos derrotados fossem também escravizados (Jz. 1:28). Israel acreditava que sem o exército os cananeus não ofereceriam mais perigo. Não consideravam que, o grande perigo estava na condição espiritual daquele povo que tinha costumes e crenças que mais tarde, acabou contaminando o povo de Deus, trazendo sérios problemas, difíceis de resolver.

Nesse caso específico o grande erro de Israel foi não considerar que o inimigo tem estratégia de ataque que nem sempre é visível. Que pode confundir até o povo santo de Deus. Ele sabe que a melhor estratégia é nos enganar e nos seduzir, nos levando a fazer conforme suas sugestões e pecar contra Deus e assim, dar legalidade para a sua ação maléfica em nosso meio. Assim, foi com os cananeus que foram poupados. Estavam como escravos no meio do povo de Deus e, aparentemente inofensivos. Porém, a sua má conduta e suas crenças pagãs foram se disseminando e contaminando de forma sutil o povo separado de Deus. Como advertência esses dois episódios nos ensinam que devemos ter um olhar muito atento em relação às nossas fraquezas e não nos deixarmos seduzir pela aparente inocência de uma situação, mas antes, apresentá-la a Deus que é o único que conhece, verdadeiramente, os nossos corações e sabe avaliar as reais intenções que nos movimentam.


Imagens da Aula


 Obrigado SENHOR.


PLANO DE AULA

Data: 14/07:2012
Tema:  A Derrota de Ai  – Sem Deus não há Vitória
Texto-base: Josué 7;8;9 e 10

Versículo para decorar:  “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado por herança” (Js.1:3)

Objetivos  Levar as crianças a compreender que devemos nos prostrar diante da vontade de Deus em todas as coisas, porque sem Ele nada somos e nada podemos. Deus é fiel, mas a sua fidelidade exige obediência. Se seguirmos os seus mandamentos e o praticarmos, seremos em tudo, bem sucedidos.

Introdução

Este estudo relata as primeiras atividades em Canaã. Mostra, no caso de Ai, que para Deus, não há nada oculto e que Ele não se agrada da desobediência. Ensina-nos, como no caso dos gibeonitas, que em tudo devemos nos prostrar diante de Deus, porque os nossos olhos podem nos enganar, mas Deus sabe o que há no coração do homem, e por isso, quando nos submetemos a sua vontade certamente seremos vitoriosos.

Procedimentos

Contação da história:  Organizar o grupo em círculo. Fazer a oração inicial e introduzir o tema do dia, fazendo uma breve retrospectiva da última aula, a fim de situar os que não estavam presentes e oportunizar os demais a se posicionar e oralizar o que aprenderam. Utilizar recursos visuais através de vídeo, pintura para os pequeninos e ao final, entoar hinos de louvor e adoração. A história será sequenciada seguindo os passos do planejamento exposto.

Um exército imbatível

A tomada de Jericó foi, para os Israelitas, o ponto mais forte de sua fé. Trata-se do cumprimento de uma promessa que parecia impossível. Nesse momento consolida-se uma nova aliança baseada na confiança em Deus. Josué tornou-se um homem vitorioso em todas as batalhas. Seu exército era forte e temido. Porém, houve um episódio em que ele fracassou, a conhecida Derrota de Ai. Quais seriam os motivos? É o que vamos ver nesse estudo.

Deus ordena ao povo a não tomar nada para si em Jericó

Josué era um homem obediente a Deus. Por isso, ele era bem sucedido nas batalhas. Na tomada de Jericó, Deus havia orientado o povo que não se apropriasse de nenhum bem porque a cidade era maldita (hebraico: cherem), antes porém, que todos os tesouros fossem para Ele (Js.6:17-19).

A desobediência de Acã

Acã, vendo uma bela capa da Babilônia, duzentos ciclos de prata e uma barra de ouro de cinqüenta ciclos, tomou-os para si, crendo que não seria descoberto, escondendo-os debaixo de sua tenda (Js. 7:21). Ninguém tinha visto a sua atitude, apenas Deus, que não se agradou disso e acendeu a sua ira sobre ele (Js. 7:26).

O Ataque a uma cidade chamada Ai

Após a tomada de Jericó, Josué começou a planejar outros ataques. Enviou como de costumes alguns espias a cidade de Ai, para ver como era (Js.7:2) e como deveria se preparar para o ataque. Segundo o relato, a cidade era bem menor que Jericó e certamente, acreditou-se, não haveria muita resistência. Assim, Josué, ao invés de enviar o exército inteiro para o combate, enviou apenas alguns milhares deles (JS.7:3), e Acã estava entre eles. E para sua surpresa foram derrotados de forma humilhante. Sendo muitos, feridos pelos homens de Ai. (Js.7:5).

Josué questiona Deus sobre a derrota em Ai

Josué sem entender o porquê da derrota questiona Deus (Js.7:6-7) que revela a sua indignação sobre algo que estava ainda oculto no meio do povo de Israel (Js.7:11). Então, sob pressão, o verdadeiro culpado se confessa desvenda o seu pecado contra Deus (Js. 7:13-22) e é punido pelo povo por conta da sua atitude. Tornou-se então conhecida a causa da derrota de Ai, que nada mais fora senão, devido a desobediência de Acã. Por conta disso, ele e a sua família foram apedrejados até a morte e todos os seus pertences foram queimados (Js.7:26).

Novo ataque, novas estratégias

Após a situação exposta, Josué ouve atentamente a voz do Senhor e sob a sua orientação organiza um novo ataque a Ai e desta vez, é vitorioso. A cidade foi incendiada e todos os habitantes foram mortos (Js. 8:1-29).

Uma aliança fraudulenta

A notícia relativa à vitoria em Ai e a tomada de Jericó espalharam-se, rapidamente por toda Canaã e o exército de Josué tornou-se temido e respeitado por todos. Havia um povo chamado Gibeonitas que eram vizinhos de Jericó e, ouvindo tudo o que se dizia a respeito do povo de Israel, usou de astúcia e elaborou um plano para forjar uma aliança com Josué que sem consultar o Senhor, os ouviu e aceitou o acordo (Js. 9:3-15). Depois de ter firmado sua palavra, eis que a mentira foi descoberta, mas mesmo assim, Josué honrou sua palavra empenhada porque havia jurado em nome do Deus Altíssimo que não os feriria, mas estes se tornaram cativos, prestando serviços ao povo de Israel (Js. 9:15-21).

Vitória sobre os cinco reis

Espalha-se rapidamente a notícia de que os  gibeonitas e o povo de Israel haviam feito uma aliança. Revoltados, cinco reis cananeus se uniram para atacar a cidade de Gibeão, porque esta era bem maior que Ai, e por meio desta aliança poderiam oferecer um grande perigo a eles. Porém, sabendo de suas intenções e devido a aliança feita anteriormente, Josué organiza o seu exército e vai em auxílio a esse povo e sai vitorioso. Aprouve a Deus poupar a vida dos gibeonitas justamente porque por meio desta aliança foi possível uma derrota esmagadora  e simultânea sobre os cinco reis. Com essa vitória, toda a parte meridional  de Canaã foi conquistada como conseqüência desse tratado fraudulento (Js. 10:1-8). Nesse caso, essa situação, embora enganosa, foi favorável a Israel, assim, podemos refletir na passagem em Romanos que diz “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que confiam no Senhor”(Rm. 8:28).

O Sol e a Lua são detidos

Deus estava com Josué  (Js. 10:8) e para garantir-lhe a vitória fez o sol e a Lua se deterem por quase um dia inteiro para que os inimigos não tivessem a menor chance de escapar (Js. 10:12-15). Mais uma vez, nesse episódio, Deus opera no sobrenatural para que todos soubessem que Ele estava com o povo de Israel e que tudo concorria para que a sua promessa fosse cumprida e que a posse daquelas terras lhes fosse dada por herança.  A partir desse episódio, tem início a uma sequência de batalhas que começa no sul, passando pelo norte  até a conquista das terras conquistadas na Transjordânia, antes da morte de Moisés.


Conclusão

Esse episódio nos ensina que a desobediência a Deus acarreta prejuízo ao nosso espírito e nos leva a morte espiritual e a um afastamento de Deus. Por mais que sejamos tentados diante das circunstâncias, assim como Acã sentiu-se atraído por aqueles pertences que não convinha que se apropriasse, assim também, devemos ter clareza quanto ao que nos convém. Deus sabe de todas as coisas, não adianta ocultar de seus olhos o mal feito. Acã escondeu debaixo de sua tenda o material roubado, esquecendo-se que toda ação gera uma reação e que, cedo ou tarde sua atitude traria consequências. Nesse caso específico grande parte do exército de Israel foi ferido pelo erro de um único homem.

Embora Acã tenha confessado após o ocorrido e descrito os pormenores que o levou a cometer o erro, nada disso o isentou das conseqüências do seu feito. Ou seja, não importa as razões que nos levam a cometer atos reprováveis, as conseqüências são inevitáveis, não obstante ao perdão recebido pela graça e misericórdia de Deus. O agir movido por interesses pequenos reflete a falta de amadurecimento espiritual. Querer fazer do nosso jeito as coisas sem a aprovação de Deus é sempre o motivo de nossa queda.

Paulo escreve aos coríntios dizendo “um pouco de fermento leveda a massa toda” (1Cor. 5:6). Isso considerando, que embora o pecado diga respeito à pessoa, as suas consequências não estão circunscrita a ela apenas, mas afeta a todos que estão ao redor e diretamente ligados. Por isso que nesse caso específico, todos os membros da família de Acã foi morta.

Sonia Oliveira


Veja aqui alguns dos Estudos disponíveis no Arquivo do blog:

  1. ISamuel - Resposta ao chamado de Deus
  2. Juizes - Período Teocrático 
  3. Sansão - Exemplo de Imaturidade 
  4. Gideão - Um Homem Revestido de Poder 
  5. Abimeleque - Ambição Sem Limites 
  6. José do Egito 
  7. Josué e Calebe - Enfrentando o Gigante do Medo 
  8. Josué - A Derrota de Ai 
  9. Palavra de Deus - Uma Mensagem Transformadora 
  10. Evangelizar é Preciso! 
  11. A Vontade Soberana de Deus 
  12. O Espírito Santo a Terceira Pessoa da Trindade 
  13. Páscoa Cristã 
  14. Dons Espirituais 
  15. Missões com Excelência - A boa semente
  16. É Tempo de Despertar 
  17. Epístola aos Filipenses
  18. Virando as Costas para Deus
  19. A Oração de Habacuque
  20. Os Frutos do Espirito
  21. Jabez a Oração que Mudou uma Historia
  22. Os Escolhidos de Deus
  23. Compromisso com Deus
  24. Compromisso com a Verdade
  25. A Família sob Ataque
  26. Ageu a Reconstrucao do Templo
  27. Jonas a Misericordia de Deus
  28. Davi um Coração Quebrantado Diante de Deus
  29. Amor o Maior Mandamento
  30. Renovação Espiritual
  31. Como ser Forte nos Momentos de Fraqueza
  32. Elias Relacionamento e Dependência de Deus
  33. Colossenses Supremacia de Cristo
  34. Um Convite á Graça e Restauração
  35. Nova Criatura em Cristo
  36. Apressa-te Senhor em me Ajudar
  37. A Boa Mão de Deus Sobre Mim
  38. Naamã o Mergulho na Graça de Deus
  39. Asafe o Perigo de Perder o Foco
  40. Aprendendo a Ser Dependente de Deus
  41. Jó a Essência da Adoração
  42. Saber Esperar no Senhor
  43. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 1
  44. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 2
  45. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 3
  46. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 4 
  47. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 5
  48. Epístola aos Colossenses (Vídeo) - Introdução
  49. Santificação

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada querida, nos visite sempre ok! bjs e fica com DEUS.

      Excluir
  2. Prof Acho que vou começar ir ai me espere ok??
    Que DEUS te Abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. Amém, querida! Vou te esperar. Obrigada pelo carinho, te amo.

    ResponderExcluir
  4. Excelente reflexão!!! Parabéns e obrigada pela oportunidade de aprender com vocês!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Tem novidade e atualização no blog, visite nosso canal no YouTube para se inscrever, curtir e compartilhar. https://youtu.be/rvKlLyHyyjM

      Excluir
  5. Amei tenho a certeza que Deus prepara a cada um para sua boa obra e conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Tem novidade e atualização no blog, visite nosso canal no YouTube para se inscrever, curtir e compartilhar. https://youtu.be/rvKlLyHyyjM

      Excluir